Op@alo - Challenge 3 - Lua
:: Programação :: A competição :: Arquivo :: Challenge 3
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Op@alo - Challenge 3 - Lua
vou tentar refazer todo o Challenge 2 light em Lua .
2 - Faça um programa que peça um numero correspondente a um determinado ano e em seguida informe se esse ano é bissexto ou não!
3 - Faça um programa que peça uma nota, entre zero e dez. Mostre uma mensagem caso o valor seja inválido e continue pedindo até que o usuário informe um valor válido.
4 - Faça um programa que leia um nome de usuário e a sua senha e não aceite a senha igual ao nome do usuário, mostrando uma mensagem de erro e voltando a pedir as informações.
5 - Faça um programa que calcule a quantidade dinheiro gasto por um fumante com os seguintes dados:
O número de anos que ele fuma :
O número de cigarros fumados por dia :
O preço da carteira de cigarro:
Faça um Programa que leia um numero e exiba o dia correspondente da semana ( Começando pelo Domingo) caso digite outro valor deve aparecer valor invalido!
1 | t= {"Domingo", "segunda","terca","quarta","quinta","sexta","sabado"}--declaro uma table t com o dias da semana |
2 - Faça um programa que peça um numero correspondente a um determinado ano e em seguida informe se esse ano é bissexto ou não!
1 | print "INSIRA UMA DIA:"-- pede o dia |
3 - Faça um programa que peça uma nota, entre zero e dez. Mostre uma mensagem caso o valor seja inválido e continue pedindo até que o usuário informe um valor válido.
1 | function test () |
4 - Faça um programa que leia um nome de usuário e a sua senha e não aceite a senha igual ao nome do usuário, mostrando uma mensagem de erro e voltando a pedir as informações.
1 | function LOGSENHA () |
5 - Faça um programa que calcule a quantidade dinheiro gasto por um fumante com os seguintes dados:
O número de anos que ele fuma :
O número de cigarros fumados por dia :
O preço da carteira de cigarro:
1 | print"OLHE QUANTO VOCÊ JA GASTOU,SEU FUMANTE" |
Última edição por Op@alo em Dom Jul 31, 2011 2:13 pm, editado 9 vez(es)
Op@alo- Mensagens : 67
Re: Op@alo - Challenge 3 - Lua
Não pensei que fosse ver Lua aqui =D Bem interessante.
51L3N7- Mensagens : 18
é, até eu perguntei um dia desses ai se alguem sabia Lua.
ai eu to aprendendo Lua , é facil mesmo:)
ai eu to aprendendo Lua , é facil mesmo:)
Comentários
Certo, sou usuário novo aqui no fórum e não estou participando efetivamente da competição, mas vou deixar aqui meus comentários.
Antes quero deixar claro que nunca vi Lua, então se eu disser alguma besteira me corrijam:
- No primeiro programa você verificou se o número for maior que 7 ele é inválido, sugiro que verifique se é <= 0 também.
- No segundo programa você verifica se o ano é bissexto, porém sua verificação não é válida, segue a regra:
Tente dividir o ano por 4. Se o resto for diferente de 0, ou seja, se for indivisível por 4, ele não é bissexto. Se for divisível por 4, é preciso verificar se o ano acaba em 00 (zero duplo). Em caso negativo, o ano é bissexto. Se terminar em 00, é preciso verificar se é divisível por 400. Se sim, é bissexto; se não, é um ano normal.
Fonte: ciencia.hsw.uol.com.br/ano-bissexto1.htm
- No terceiro programa você usou o esquema de recursividade para executar a função novamente, não está errado, mas eu acho que um do{}while(); seria mais elegante.
Eu tenho uma pergunta sobre a linguagem, quando você declara a variavel não precisa tipificar ela? É que eu reparei no código que você só coloca a variavel lá, parecido com ruby.
Só para deixar claro, esses comentários são apenas minhas opiniões e dúvidas.
Antes quero deixar claro que nunca vi Lua, então se eu disser alguma besteira me corrijam:
- No primeiro programa você verificou se o número for maior que 7 ele é inválido, sugiro que verifique se é <= 0 também.
- No segundo programa você verifica se o ano é bissexto, porém sua verificação não é válida, segue a regra:
Tente dividir o ano por 4. Se o resto for diferente de 0, ou seja, se for indivisível por 4, ele não é bissexto. Se for divisível por 4, é preciso verificar se o ano acaba em 00 (zero duplo). Em caso negativo, o ano é bissexto. Se terminar em 00, é preciso verificar se é divisível por 400. Se sim, é bissexto; se não, é um ano normal.
- No terceiro programa você usou o esquema de recursividade para executar a função novamente, não está errado, mas eu acho que um do{}while(); seria mais elegante.
Eu tenho uma pergunta sobre a linguagem, quando você declara a variavel não precisa tipificar ela? É que eu reparei no código que você só coloca a variavel lá, parecido com ruby.
william.wbs- Mensagens : 7
Alerta
Banido do Fórum:(0/0)
Troll:(0/0)
william.wbs escreveu:Certo, sou usuário novo aqui no fórum e não estou participando efetivamente da competição, mas vou deixar aqui meus comentários.
seguinte, eu vou tentar corrigir isso ai em Lua, eu sou iniciante em Lua , to estudando ela a 2 dias contando hoje,
e não , em Lua não precisa ter a tipagem das variaveis, levando em conta que Lua tem 8 tipos., e em lua não tem o laço do..while
é while , for numérico e for genérico
IDE
Mais perguntas:
Qual IDE você está utilizando? Lua é interpretado ou compilado?
E já que não tem do{}while tenta usar o while só, ou então vê se tem um repeat igual no pascal. Mas essa questão me parece correta, é só uma coisa minha evitar usar a recursividade, pois ela empilha as funções e depois desempilha tudo, em grande escala acaba perdendo performance em relação ao laço, mas nesse caso não faz muita diferença.
E já que não tem do{}while tenta usar o while só, ou então vê se tem um repeat igual no pascal. Mas essa questão me parece correta, é só uma coisa minha evitar usar a recursividade, pois ela empilha as funções e depois desempilha tudo, em grande escala acaba perdendo performance em relação ao laço, mas nesse caso não faz muita diferença.
william.wbs- Mensagens : 7
Alerta
Banido do Fórum:(0/0)
Troll:(0/0)
william.wbs escreveu:Mais perguntas:
eu uso SciTE , e interpretada e compilada , tem esse tal de repeat ai, só que eu não cheguei a estudar a fundo não . como eu disse, eu to estudando a 2 dias , suguiro que se tenha mais respostas em livros ou google (não entenda como grosseria)!
Arrumei o calculo da questão 4!
é verdade, lembra muito C mesmo !Z3r0 escreveu:Iai curtindo? lembra muito a C haha.
e a questão 6 me pegou novamente @:
OPA, CONSEGUI!
Lua é soda vlh *-* olha que facil
6 - Escreva um algoritmo para encontrar o número do telefone correspondente a um determinado
nome, na seguinte lista telefônica:
1 | --[[6 - Escreva um algoritmo para encontrar o número do telefone correspondente a um determinado |
7 - Faça um Programa que leia dois vetores com 10 elementos cada podendo ser strings ou números. Gere um terceiro vetor de 20 elementos, cujos valores deverão ser compostos pelos elementos intercalados dos dois outros vetores
1 | vet1 = "1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 " |
Última edição por Op@alo em Dom Jul 31, 2011 7:41 pm, editado 2 vez(es)
Que estranho a forma em LUA para percorrer uma lista de strings...se bem que fiquei em dúvida se entre {} é uma lista "array/vetor" ou um dicionário. Achei estranho pq for i percorre 1,8 para e você ainda tem q referenciar a variavel depois para i tornar-se referencia da lista. Estou acostumado com a objetividade do Python nesse aspecto.
No mais, vou me aprofundar mais em POO e estudar mais sobre lambda ( nunca prestei atenção nisso ) ...e ver se aprendo a manipular melhor meus códigos... acredito que assim farei o desafio 2 e 3 melhor . Então..comerei livro... esses dias ( ta me dando um sono da poha ). Uma boa é..parar de virar noite na net, parar de comer coisa pesada e estudar.
No mais, vou me aprofundar mais em POO e estudar mais sobre lambda ( nunca prestei atenção nisso ) ...e ver se aprendo a manipular melhor meus códigos... acredito que assim farei o desafio 2 e 3 melhor . Então..comerei livro... esses dias ( ta me dando um sono da poha ). Uma boa é..parar de virar noite na net, parar de comer coisa pesada e estudar.
Z3r0- Mensagens : 149
Z3r0 escreveu:Que estranho a forma em LUA para percorrer uma lista de strings...se bem que fiquei em dúvida se entre {} é uma lista "array/vetor" ou um dicionário. Achei estranho pq for i percorre 1,8 para e você ainda tem q referenciar a variavel depois para i tornar-se referencia da lista. Estou acostumado com a objetividade do Python nesse aspecto.
bom , essa foi a forma que eu consegui para pecorrer, tem um codigo ... in ipairs que faz isso bem legal, mas só que eu não consegui implementar '-'
fiz a 7 =]
8 - Utilizando vetores faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:
1. "Telefonou para a vítima?" 2. "Esteve no local do crime?" 3. "Mora perto da vítima?" 4. "Devia para a vítima?" 5. "Já trabalhou com a vítima?"
O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime.
Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como "Suspeita", entre 3 e 4 como "Cúmplice" e 5 como "Assassino". Caso contrário, ele será classificado como "Inocente".
1 | print"VOCE SERÁ TESTADO !" |
9 - Faça um programa que leia 2 strings e informe o conteúdo delas seguido do seu comprimento.
Informe também se as duas strings possuem o mesmo comprimento e são iguais ou diferentes no conteúdo
1 | print"Digite uma frase:" |
é preciso refazer o jogo também ?
Com certeza.
1 - Escolha uma das três etapas do Challenge 2 e reescreva todos os códigos feitos por você desta etapa da maneira mais resumida que você for capaz.
51L3N7 escreveu:Com certeza.1 - Escolha uma das três etapas do Challenge 2 e reescreva todos os códigos feitos por você desta etapa da maneira mais resumida que você for capaz.
hm,ok.
mais cadê os seus ? em javascript ? eu queria ver o teu jogo'0'
10 - o jogo 
concluido a questão 1.

1 | print"Digite um Nome:" |
concluido a questão 1.
Tem como evitar esse tanto de print nao? tipo em Python vc colocaria print entre aspas triplas ... para uma long string e em C/C++ colocaria /** */.
Z3r0- Mensagens : 149
Z3r0 escreveu:Tem como evitar esse tanto de print nao? tipo em Python vc colocaria print entre aspas triplas ... para uma long string e em C/C++ colocaria /** */.
tem,vou mudar aqui =]
Talvez eu faça.Op@alo escreveu:
Se bem que tem uns scripts que nem dá pra reduzir. Vou reduzir colocando tudo numa linha só

51L3N7 escreveu:Talvez eu faça.Op@alo escreveu:
Se bem que tem uns scripts que nem dá pra reduzir. Vou reduzir colocando tudo numa linha só![]()
HEHEHE, Tenta rapaz, tenta de tudo ai pra reduzir ><'
Questão 2 :
Jogo da Roleta Russa!
1 | print([[ _____ _ _ _____ |
éér, eu acho que quem ganha agora sou eu ... eu cheguei mais perto de completar 

» 29 Janeiro 2011 -OXC “Offtrack Extreme Challenge”
» [Podcast] : Retrogamers
» Fire Storm 3D - Impossible Challenge
» Como remover o captcha/challenge do CloudFlare
» Pacote com 151 Jogos para Celular em Português da GameLoft – 240×320
» [Podcast] : Retrogamers
» Fire Storm 3D - Impossible Challenge
» Como remover o captcha/challenge do CloudFlare
» Pacote com 151 Jogos para Celular em Português da GameLoft – 240×320
:: Programação :: A competição :: Arquivo :: Challenge 3
Página 1 de 1