h0t8 - Challenge 1 - Python

Ir em baixo

h0t8 - Challenge 1 - Python

Mensagem  h0t8 em Qua Jul 06, 2011 6:22 pm

1 - Faça um Programa que peça cinco números separados por virgula, e imprima o maior deles.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
# -*- coding: utf-8 -*-
while True:
try:
numeros = list(input("Digite 5 números: "))
if len(numeros) > 5 or len(numeros) < 5:
print("Apenas 5 números")
continue
except TypeError:
continue
else:
print("O maior número é %i") % max(numeros)
break

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/eU1tnYgu

2 - Faça um Programa que peça cinco números separados por espaço e imprima o maior deles.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
while True:
numeros = raw_input("Digite 5 números: ")
if numeros.count(" ") > 4 or numeros.count(" ") < 4 or "," in numeros:
continue
else:
numeros = numeros.replace(" ", ", ")
numeros = eval(numeros)
print("O maior número é %s") % max(numeros)
break

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/ZaJDb6YA

3 - Faça um Programa que verifique se uma letra digitada é "F" ou "M". Conforme a letra escrever: F - Feminino, M - Masculino, Sexo Inválido.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
while True:
letra = raw_input("Digite seu sexo F ou M: ")
if letra == "F" or letra == "f":
print("Feminino")
elif letra == "M" or letra == "m":
print("Masculino")
else:
print("Sexo Inválido")
continue
break

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/kzPsK32Q
h0t8

Ver perfil do usuário

Re: h0t8 - Challenge 1 - Python

Mensagem  h0t8 em Qua Jul 06, 2011 6:22 pm

4 - Faça um Programa que verifique se uma letra digitada é vogal ou consoante.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
while True:
letra = raw_input("Digite uma letra: ")
try:
int(letra)
except ValueError:
if len(letra) > 1:
continue
elif letra in ["a", "e", "i", "o", "u"]:
print("%s é vogal") %letra
else:
print("%s é consoante") %letra
break
else:
print("Uma LETRA!")
continue

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/BUS7jpvo

5 - Faça um Programa que pergunte quanto você ganha por hora e o número de horas trabalhadas no mês. Calcule e mostre o total do seu salário no referido mês.

1
2
3
4
qhora = input("Quanto você ganha por hora? ")
hmes = input("Quantas horas você trabalha no mês? "))
print("Salario do mês = R$%.2f") %(qhora * hmes)

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/6ybjBWJa

6 - Faça um programa para uma loja de tinta. O programa deverá pedir o tamanho em metros quadrados da área a ser pintada. Considere que a cobertura da tinta é de 1 litro para cada 3 metros quadrados e que a tinta é vendida em latas de 18 litros, que custam R$ 95,00. Informe ao usuário a quantidades de latas de tinta a serem compradas e o preço total.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
while True:
m2 = input("Quantos metros quadrados a área tem? ")
if m2 < 52:
print("Área pequena demais")
continue
else:
print("Você precisará comprar %i latas de tinta.\nO preço total é de R$%.2f") %((m2 / 3) / 18, 95.00 * ((m2 / 3) / 18))
break

Documentação de cada linha do código: http://codepad.org/8XwbGXqD
h0t8

Ver perfil do usuário

Mensagem  h0t8 em Qua Jul 06, 2011 6:25 pm

Me preocupei muito com exceções nos códigos que eu postei, acho que por isso ficaram com muitas linhas.
Mas é um preço a se pagar, acho bem legal o tratamento de erros e creio que vale a pena sim.
Provavelmente vai haver algum erro de português na documentação, ou até mesmo algum bug nos códigos.

Esses exercícios me lembraram alguns outros que eu fiz há alguns meses atrás, acho que alguns deles estão numa pagina wiki do site PythonBrasil.
h0t8

Ver perfil do usuário

Mensagem  Z3r0 em Qua Jul 06, 2011 6:34 pm

h0t8 escreveu:Me preocupei muito com exceções nos códigos que eu postei, acho que por isso ficaram com muitas linhas.
Mas é um preço a se pagar, acho bem legal o tratamento de erros e creio que vale a pena sim.
Provavelmente vai haver algum erro de português na documentação, ou até mesmo algum bug nos códigos.

Esses exercícios me lembraram alguns outros que eu fiz há alguns meses atrás, acho que alguns deles estão numa pagina wiki do site PythonBrasil.

Interessante tua maneira de fazer os desafios. Notei que sempre usou da estrutura de repetição "while" que confesso ser para mim ainda um problema. Digo isso porque sempre que interpreto o código para testa-lo, caso esteja errado, meu interpretador trava por cair em loop infinito ( me da uma raiva rsrsrs ). E sobre o except, também acho importante... e ainda que não tenha sido proposto usa-lo, isso te poe em um patamar muito bacana do ponto de vista empresarial ( profissional ousado ).

Em um programa maior, não usar o except seria problema...alias, até em um do mesmo tamanho sendo usado por outras pessoas. Afinal, o programador tem que prever erros principalmente quando o programa se destina a outras pessoas. Parabéns. Gostei bastante.
Z3r0

Ver perfil do usuário http://projectzim.blogspot.com

Mensagem  h0t8 em Qua Jul 06, 2011 9:29 pm

Interessante tua maneira de fazer os desafios. Notei que sempre usou da estrutura de repetição "while" que confesso ser para mim ainda um problema. Digo isso porque sempre que interpreto o código para testa-lo, caso esteja errado, meu interpretador trava por cair em loop infinito ( me da uma raiva rsrsrs ). E sobre o except, também acho importante... e ainda que não tenha sido proposto usa-lo, isso te poe em um patamar muito bacana do ponto de vista empresarial ( profissional ousado ).

Em um programa maior, não usar o except seria problema...alias, até em um do mesmo tamanho sendo usado por outras pessoas. Afinal, o programador tem que prever erros principalmente quando o programa se destina a outras pessoas. Parabéns. Gostei bastante.

Obrigado, concordo com tudo que você disse Wink
h0t8

Ver perfil do usuário

Mensagem  dilannery em Sex Jul 08, 2011 10:48 pm

Z3r0 escreveu:
h0t8 escreveu:Me preocupei muito com exceções nos códigos que eu postei, acho que por isso ficaram com muitas linhas.

Concordo com o Z3r0, ter usado o while foi uma forma interessante de resolver os desafios, e usar tratamento de excessões foi outra sacada interessante. Como o Z3r0 disse: "Afinal, o programador tem que prever erros principalmente quando o programa se destina a outras pessoas.". Está de parabéns!
dilannery

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: