Definicao: Orientado ao objeto...

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Definicao: Orientado ao objeto...

Mensagem  Eukir em Qua Jul 20, 2011 12:02 pm

Dae galera blz?

Quem leu minha apresentacao sabe que eu nao manjo praticamente nada de orientado ao objeto. Minha mentalidade esta toda voltada para o C (linguagem estruturada). Apesar de estudar muito a para entender definitivamente a vantagem que as linguagens orientadas ao objeto oferecem, eu nao consigo encontrar uma explicacao simples e obvia de como elas nos ajudam. E eu sempre acabo comparando elas com o C.
O que me dificulta e muito a entender a orientacao ao objeto. Por exemplo classes e structs, no meu raciocinio elas nao tem uma funcao muito distinta.

Alguem ai tem alguma explicacao que seja simples e direta que me ajude a desenvolver um raciocinio orientado ao objeto? Procurei na web mas nao encontrei muita coisa...

Desde ja agradeco!
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Mensagem  Z3r0 em Qua Jul 20, 2011 12:20 pm

Em termos simples, é uma maneira de reaproveitamento de código mais rico e poderoso do que importação de módulos. C apesar de ser estruturado, você pode importar módulos para reaproveita-lo dentro de seu programa. Inclusive, isso é usado o tempo inteiro em C. Como por exemplo :

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>


Lib de library, bibliotecas, módulos. Não há necessidade de reinventar a roda por isso é essencial importar tais módulos para reaproveitar seus códigos correto? então, em termos simples, POO ( Programação Orientada a Objetos ), além de usar da importação de módulos, transforma todo argumento em Objeto. Com isso, você pode instanciar funções, variáveis e declarar antes ou depois e ter o efeito dentro ou fora do escopo global, local, modular.

Dessa maneira, na hora de você atualizar seu código, você só muda as chamadas do objeto que todo seu script, programa muda. Não há a necessidade aí de estruturar tudo novamente ou grandes partes. Programação Orientada a Objetos é a maneira mais útil de ter um código legível, e fácil de manuzear.

Exemplo prático:

No exemplo abaixo criarei um objeto. Nele coletaremos informações de uma pessoa, como peso e idade, só para mostrar como funciona na pratica.

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#include <iostream>
using namespace std;

typedef struct pessoa
{
int idade;
int peso;
}
pessoa;

int main()
{
pessoa Z3r0;
Z3r0.idade = 25;
Z3r0.peso = 95;
}



Nesse caso, criei um objeto e instanciei as variaveis de idade e peso no objeto pessoa.
Espero ter ajudado.
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Mensagem  Admin em Qua Jul 27, 2011 2:20 am


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Re: Definicao: Orientado ao objeto...

Mensagem  Eukir em Ter Ago 02, 2011 2:58 pm

Cara... voces abriram minha mente... valeu pela ajuda!!!
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