Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Definicao: Orientado ao objeto...

3 participantes

 :: Supporte :: Ajuda/Help

Ir para baixo

Definicao: Orientado ao objeto... Empty Definicao: Orientado ao objeto...

Mensagem  Eukir Qua Jul 20, 2011 12:02 pm

Dae galera blz?

Quem leu minha apresentacao sabe que eu nao manjo praticamente nada de orientado ao objeto. Minha mentalidade esta toda voltada para o C (linguagem estruturada). Apesar de estudar muito a para entender definitivamente a vantagem que as linguagens orientadas ao objeto oferecem, eu nao consigo encontrar uma explicacao simples e obvia de como elas nos ajudam. E eu sempre acabo comparando elas com o C.
O que me dificulta e muito a entender a orientacao ao objeto. Por exemplo classes e structs, no meu raciocinio elas nao tem uma funcao muito distinta.

Alguem ai tem alguma explicacao que seja simples e direta que me ajude a desenvolver um raciocinio orientado ao objeto? Procurei na web mas nao encontrei muita coisa...

Desde ja agradeco!
Eukir
Eukir

Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/07/2011
Idade : 33
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Definicao: Orientado ao objeto... Empty Eukir

Mensagem  Z3r0 Qua Jul 20, 2011 12:20 pm

Em termos simples, é uma maneira de reaproveitamento de código mais rico e poderoso do que importação de módulos. C apesar de ser estruturado, você pode importar módulos para reaproveita-lo dentro de seu programa. Inclusive, isso é usado o tempo inteiro em C. Como por exemplo :

1
2
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>


Lib de library, bibliotecas, módulos. Não há necessidade de reinventar a roda por isso é essencial importar tais módulos para reaproveitar seus códigos correto? então, em termos simples, POO ( Programação Orientada a Objetos ), além de usar da importação de módulos, transforma todo argumento em Objeto. Com isso, você pode instanciar funções, variáveis e declarar antes ou depois e ter o efeito dentro ou fora do escopo global, local, modular.

Dessa maneira, na hora de você atualizar seu código, você só muda as chamadas do objeto que todo seu script, programa muda. Não há a necessidade aí de estruturar tudo novamente ou grandes partes. Programação Orientada a Objetos é a maneira mais útil de ter um código legível, e fácil de manuzear.

Exemplo prático:

No exemplo abaixo criarei um objeto. Nele coletaremos informações de uma pessoa, como peso e idade, só para mostrar como funciona na pratica.

 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
#include <iostream>
using namespace std;

typedef struct pessoa
{
int idade;
int peso;
}
pessoa;

int main()
{
pessoa Z3r0;
Z3r0.idade = 25;
Z3r0.peso = 95;
}



Nesse caso, criei um objeto e instanciei as variaveis de idade e peso no objeto pessoa.
Espero ter ajudado.
Z3r0
Z3r0

Mensagens : 149
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38

http://projectzim.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Definicao: Orientado ao objeto... Empty Eukir

Mensagem  Admin Qua Jul 27, 2011 2:20 am

Admin
Admin

Mensagens : 64
Data de inscrição : 11/06/2011

http://forums.projectzim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Definicao: Orientado ao objeto... Empty Re: Definicao: Orientado ao objeto...

Mensagem  Eukir Ter Ago 02, 2011 2:58 pm

Cara... voces abriram minha mente... valeu pela ajuda!!!
Eukir
Eukir

Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/07/2011
Idade : 33
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Definicao: Orientado ao objeto... Empty Re: Definicao: Orientado ao objeto...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Supporte :: Ajuda/Help

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos